PERCEPÇÃO DO
TEMPO
História:
tempo, espaço e formas de registros
Objetivo: Identificar diferentes formas de compreende a noção
de tempo e de períodos dos processos históricos.
Atividade 1:
a)
Pinte
de azul o período que compreende a estação do inverno;
b)
Pinte
de rosa o período que compreende a estação da primavera;
c)
Pinte
de verde o período que compreende a estação do outono;
d)
Pinte
de amarelo o período que compreende a estação do verão.
Janeiro
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Fevereiro
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Março
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Dezembro
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Atividade
2:
a)
Pinte
de Laranja os meses que pertencem ao primeiro semestre;
b)
Pinte
de Marrom os meses que pertencem ao segundo semestre;
Janeiro
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Fevereiro
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Março
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Dezembro
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Atividade 3: Linha do tempo
Crie uma linha do tempo com os principais acontecimentos da
sua vida. Separe as etapas por 5 ou 10 anos.

O
tempo faz parte do fundamento da história. Os grupos humanos registravam e
percebiam o tempo de formas diferentes. Entender essa especificidade é
imprescindível para a compreensão da dinâmica social. Os gregos, por exemplo,
compreendiam o tempo de forma cíclica, como um eterno retorno aos mesmos
acontecimentos; sua concepção de tempo era marcada por uma sequência de ciclos
que se repetiam. O tempo na tradição cristã traz uma concepção linear, em que
há uma sucessão de eventos, logicamente, que não se repetem e que caminham para
um fim dos tempos tendo, portanto, um começo e um fim.
Tempo
cíclico e linear: Podemos dizer que há inúmeras formas de
perceber o tempo. Uma delas é de forma linear, ou seja, os fatos vão
acontecendo um após o outro (exemplo: nascimento, primeiro ano de vida, entrada
na escola...). Se falarmos de forma cíclica, dizemos que os fatos acontecem e são
retomados em algum outro momento (exemplo: estações do ano, semestres...).
O tempo é contado de
diferentes foram por diferentes povos. Veja os exemplos:
Manchete 1 – Agência Brasil
(16/12/2018)
CHINESES CELEBRAM CHEGADA DO ANO 4 716 SEM FOGUETES E FOGOS DE ARTIFÍCIO. Agência Brasil, 16/12/2018
Manchete 2 – Estadão
(08/09/2010)
ISRAEL COMEMORA A CHEGADA DO ANO 5 771.
Vamos observar o que está escrito aqui:
Segundo o CALENDÁRIO CHINÊS, que é baseado
nos ciclos da lua, o ano de 2018, ou 4716, será o “ano do cão”.
O calendário
chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações
acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a
sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentado um mês
aproximadamente a cada três anos. ... Desde 25 de janeiro de 2020, estamos
no ano 4718 do calendário chinês, o ano do
Rato.
O
Imperador Wu, da dinastia Han Ocidental (206 a.C – 9 d.C) introduziu reformas
que foram mantidas até os dias de hoje no calendário chinês. Todos os anos no
calendário chinês um animal é homenageado.
Existem 12 animais na representação do calendário chinês e a
cada 12 anos, o ciclo se repete. Os chineses acreditavam que, dependendo do ano
em que a pessoa nasceu, sua personalidade assumiria os aspectos daquele animal.
O CALENDÁRIO JUDAICO se baseia
nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar.
Dessa forma, os meses são contados a partir dos ciclos lunares, e os anos a
partir dos ciclos solares. Portanto, os anos podem variar de 12 a 13 meses, com
29 ou 30 dias.
Então, os anos nesse sistema são 11 dias mais curtos em relação
ao calendário gregoriano, que é o mais utilizado
no mundo.
A fim de regular essa diferença, eles criaram anos bissextos,
que, de tempos em tempos, incluem um mês. São no total 7 anos bissextos em 19
anos, e ocorrem no 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º ano desse período.
Os
calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que
marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram
com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de
materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.
Para quem estiver interessado em saber um pouco mais sobre
alguns povos:
A HISTÓRIA DOS JUDEUS
COMPLETA DR.RODRIGO SILVA SÓ NÃO APRENDE QUEM NÃO QUER !
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