quarta-feira, 8 de abril de 2020

PERCEPÇÃO DO TEMPO - HISTÓRIA


PERCEPÇÃO DO TEMPO
História: tempo, espaço e formas de registros
Objetivo: Identificar diferentes formas de compreende a noção de tempo e de períodos dos processos históricos.
Atividade 1:
a)     Pinte de azul o período que compreende a estação do inverno;
b)     Pinte de rosa o período que compreende a estação da primavera;
c)      Pinte de verde o período que compreende a estação do outono;
d)     Pinte de amarelo o período que compreende a estação do verão.

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

Atividade 2:
a)     Pinte de Laranja os meses que pertencem ao primeiro semestre;
b)     Pinte de Marrom os meses que pertencem ao segundo semestre;

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

Atividade 3: Linha do tempo
Crie uma linha do tempo com os principais acontecimentos da sua vida. Separe as etapas por 5 ou 10 anos.
O tempo faz parte do fundamento da história. Os grupos humanos registravam e percebiam o tempo de formas diferentes. Entender essa especificidade é imprescindível para a compreensão da dinâmica social. Os gregos, por exemplo, compreendiam o tempo de forma cíclica, como um eterno retorno aos mesmos acontecimentos; sua concepção de tempo era marcada por uma sequência de ciclos que se repetiam. O tempo na tradição cristã traz uma concepção linear, em que há uma sucessão de eventos, logicamente, que não se repetem e que caminham para um fim dos tempos tendo, portanto, um começo e um fim.


Tempo cíclico e linear: Podemos dizer que há inúmeras formas de perceber o tempo. Uma delas é de forma linear, ou seja, os fatos vão acontecendo um após o outro (exemplo: nascimento, primeiro ano de vida, entrada na escola...). Se falarmos de forma cíclica, dizemos que os fatos acontecem e são retomados em algum outro momento (exemplo: estações do ano, semestres...).
O tempo é contado de diferentes foram por diferentes povos. Veja os exemplos:

Manchete 1 – Agência Brasil (16/12/2018)

CHINESES CELEBRAM CHEGADA DO ANO 4 716 SEM FOGUETES E FOGOS DE ARTIFÍCIO.  Agência Brasil, 16/12/2018

Manchete 2 – Estadão (08/09/2010)

ISRAEL COMEMORA A CHEGADA DO ANO 5 771.

Vamos observar o que está escrito aqui:

Segundo o CALENDÁRIO CHINÊS, que é baseado nos ciclos da lua, o ano de 2018, ou 4716, será o “ano do cão”.

calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. ... Desde 25 de janeiro de 2020, estamos no ano 4718 do calendário chinês, o ano do Rato.
O Imperador Wu, da dinastia Han Ocidental (206 a.C – 9 d.C) introduziu reformas que foram mantidas até os dias de hoje no calendário chinês. Todos os anos no calendário chinês um animal é homenageado.
Existem 12 animais na representação do calendário chinês e a cada 12 anos, o ciclo se repete. Os chineses acreditavam que, dependendo do ano em que a pessoa nasceu, sua personalidade assumiria os aspectos daquele animal.

CALENDÁRIO JUDAICO se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar. Dessa forma, os meses são contados a partir dos ciclos lunares, e os anos a partir dos ciclos solares. Portanto, os anos podem variar de 12 a 13 meses, com 29 ou 30 dias.
Então, os anos nesse sistema são 11 dias mais curtos em relação ao calendário gregoriano, que é o mais utilizado no mundo.
A fim de regular essa diferença, eles criaram anos bissextos, que, de tempos em tempos, incluem um mês. São no total 7 anos bissextos em 19 anos, e ocorrem no 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º ano desse período.

Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionou-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática.
Para quem estiver interessado em saber um pouco mais sobre alguns povos:
A HISTÓRIA DOS JUDEUS COMPLETA DR.RODRIGO SILVA SÓ NÃO APRENDE QUEM NÃO QUER !




Nenhum comentário:

Postar um comentário