segunda-feira, 11 de maio de 2020

CÉLULAS E TECIDOS - A FORMAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Tipos de Células:

O corpo humano é constituído de diferentes tipos de células, que se diferenciam em sua formas e funções específicas. O agrupammento de células formam tecidos.
Células do corpo humano:


As Células do Cérebro:


O cérebro é formado por diversos tipos de células, por milhões de células:
Os NEURÔNIOS necessitam de muito oxigênio para funcionarem, portanto são as primeiras células do corpo à morrerem.
          NEURÔNIOS são células pequenas que desempenham as funções relacionadas com o sistema nervoso. Acredita-se que temos cerca de 80 milhões quando nascemos. Depois dos 80 anos, teremos perdido 30 % de nossos neurônios. Mas ao longo da vida perdemos e regeneramos os neurônios, constantemente. Os cientistas sabem que as zonas ativas do cérebro usam mais energia – e necessitam de mais oxigênio e glicose – logo recebem mais sangue.

 Quanto mais se exercita o cérebro, mais se ativam os neurônios. Uma célula cerebral inativa, recebe menos sangue e acaba morrendo.
          Estrutura de um neurônio:

1.     Núcleo
2.     Dendritos
3.     Corpo Celular
4.     Célula de Schwam
5.     Mielina
6.     Terminal Aixônico
7.     Nóculo de Ranvier
8.     Axônio      



Base do sistema nervoso, o neurônio é a célula característica do sistema nervoso com a capacidade de estabelecer conexões entre si ao receber estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo. São os responsáveis por transmitir os impulsos nervosos ao cérebro. Há os neurônios sensoriais – que levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso (estímulos mecânicos e químicos), os motores – conduzem a resposta ao estímulo recebido aos órgãos ou tecidos estimulados -  e os Inter neurônios – que transmitem o sinal dos neurônios ao sistema nervosos central. A comunicação ocorre na fenda sináptica – espaço entre os neurônios. Cada neurônio possui diversos tipos de substâncias químicas que provocam diversas reações dependendo do estímulo recebido.

 VAMOS AGORA VER UM POUCO MAIS SOBRE O SISTEMA NERVOSO


Já que vimos que as células são responsáveis pela formação de tecidos e esses tecidos formam órgãos e sistemas, vamos explorar um pouco sobre o SISTEMA NERVOSO, um dos sistemas que nos mantém vivos.
O ser humano e os demais animais vivem em movimento, e para que esses movimentos aconteçam é preciso que certos comandos sejam acionados. É esse comando que mantém o funcionamento de todos os sistemas que nos mantém vivos. É rápido e muitas vezes, na sua maioria, nossa consciência não percebe o que está acontecendo e como acontece.
O Sistema Nervosos é formado pelo conjunto de órgãos que têm capacidade de receber as mensagens, entende-las e enviar para aquele determinado local ou região uma resposta adequada, de acordo com a situação em que o organismo se encontra. O Sistema Nervoso Central é o responsável por comandar as respostas aos mais variados estímulos. E as respostas podem ser enviadas através de movimentos e de sensações agradáveis ou desagradáveis.
Vamos dar uma olhada em um outro material – slides – eles vão te ajudar a compreender melhor tudo isso que falamos até aqui.











VÍDEOS SOBRE A TEMÁTICA:










quarta-feira, 6 de maio de 2020

POVOS DA ANTIGUIDADE - EGITO


HISTÓRIA: As civilizações da Antiguidade – EGITO
          Uma das principais razões que auxiliaram o homem a deixar de ser nômade foi a possibilidade de ter alimentos e principalmente água próximos.
          A água sempre foi vital para os seres vivos e não foi diferente para os povos do Oriente Médio – região conhecida por pesquisadores como um dos berços das civilizações - de clima seco e parte desértico, ter água era uma riqueza e essencial
Mas onde é o Oriente Médio? Que lugar é esse?




Em rosa podemos ver os países que estão nessa região. E vemos também que essa região é bem longe do Brasil.
Países que fazem parte da Região do Oriente Médio:




O Oriente Médio é considerado o berço da civilização, onde os primeiros humanos viviam e iniciaram as suas vidas em comunidades e construíram as primeiras cidades. Os povos do Oriente Médio pertenciam a várias origens, principalmente dos arianos e os semitas.
Mas agora vamos ver um pouco sobre o Egito, povo que desenvolveu sua civilização ao norte da África, e tem como característica a existência de desertos e uma planície banhada pelo Rio Nilo. Olhe na imagem o curso do Rio Nilo.
Veja no mapa e também em uma imagem de satélite.



A nascente do rio fica nos limites da Etiópia, Sudão e Uganda – regiões de abundantes chuvas nos meses de junho a setembro.
          A vida girava em torno do ciclo de cheias e vazamentos do Nilo – os egípcios consideravam o rio como deus e a ele dirigiam cânticos e preces. O rio dividia o país em duas partes: Alto e Baixo Egito.
O POVO: predominantemente de origem hamítico, semítico e núbio. Uma das características muito marcantes desse povo era o isolamento, visto que o território era cercado de desertos. Isso permitiu o desenvolvimento de traços culturais razoavelmente homogêneos.
O ANTIGO IMPÉRIO (3 200 – 2 200 a. C.): a história do Egito se inicia quando a população se fixa a margem do Nilo e tornam-se SEDENTÁRIA, dedicada a agricultura, a caça e a pesca. No século IV a. C. esses aglomerados evoluem para pequenas unidades políticas que passam a ser conhecidas como NOMOS. Mais tarde 22 NOMOS se unem e formam dois reinos – um no Norte e outro no Sul. Em 3 200 a. C, o faraó Menés unifica os reinos, que durou até 2 800 a. C. Os sucessores de Menés organizaram uma poderosa monarquia – e o faraó ganha status divino- considerado um deus vivo. O soberano tinha poder absoluto e era auxiliado por funcionários que auxiliavam a administrar o reino. Haviam funcionários que se responsabilizavam pelo controle da inundação do rio, arquitetos e outros. Essa foi a fase de maior prosperidade do Antigo Império. Entre 2 700 e 2 600 a. C, foram construídas as pirâmides de Gizé – Quéops, Quéfren e Miquerinos (faraós que sucederam Menés).



O MÉDIO IMPÉRIO (2 000 – 1 750 a. C.): após uma crise de autoridade algumas mudanças ocorrem no reino, o que permite o ingresso de pessoas das camadas inferiores para servirem no exército. Entre 1 800 e 1 700 a. C., chegam a região os hebreus, vindos da Ásia. Trazem consigo cavalos que logo são incorporados a cultura egípcia. Os hebreus se instalam as margens do Nilo entre 1 750 a 1 580 a. C.
O NOVO IMPÉRIO (1 580 – 1 085 a. C.): fase de grande desenvolvimento militar. Período que tem início no reinado de Amósis I e continuou com Tutmés I e Hatshepsut. Mas foi Amenófis IV e sua rainha Nefertiti, que promoveu uma revolução, substituindo o deus Amon-Rá por Áton, Essa medida tinha caráter político, pois o faraó queria “se livrar” dos sacerdotes, que foram expulsos. O sucessor de Amenófis IV foi Tutancámon, que restaurou o deus Amon e pôs fim a essa “revolução”.
          Os faraós da dinastia de Ramsés II (1 320 – 1 232 a. C.), enfrentaram novos obstáculos, como invasões. Por volta do século VIIa. C. os assírios invadem o país. Em 525 a. C. o rei Cambises bate o faraó Psamético II e acaba com a independência. Nos séculos seguintes o povo egípcio seria dominado pelos gregos e caem nas mãos do império romano em 30 a. C.
ECONOMIA E PRODUÇÃO AGRÍCOLA: o Nilo movia toda a economia da região, garantindo a unidade do povo egípcio e sua sobrevivência. Foram construídos diques, canais de irrigação. Funcionários mediam e marcavam as propriedades, cobravam impostos de acordo com o tamanho. Se a colheita estivesse prejudicada, eram dados descontos. As suas margens eram plantadas trigo, cevada, legumes, papiro e uvas – principais culturas. Também haviam pomares. A pesca, a caça e a criação de animais completavam os trabalhos.
INDÚSTRIA E COMÉRCIO: a construção era muito importante para os egípcios, que dispunham de pedreiras bem organizadas e jazidas de ouro. Fabricavam móveis, sarcófagos e carros de guerra, as armas eram de bronze. O comércio era feito pelo Mar Negro, onde vinham pedras preciosas, marfim, perfumes e madeira. Pagavam a vinda desses materiais com a exportação de cereais, vinhos, óleos vegetais e papiro, além do pagamento com ouro e prata.
SISTEMA ECONÔMICO: era dirigido, o faraó encarregava-se de fornecer alimentos a todos, pois a terra era de propriedade dele. O trabalho nas minas, pedreiras e na fabricação de objetos também eram dirigidos pelos funcionários do faraó. Os trabalhadores do campo recebiam um pequeno pagamento, sob a forma de produtos. Muitos estudiosos costumam enquadrar a economia egípcia no modo de produção asiática: caracterizada pela propriedade coletiva do solo e sobre as relações de parentesco, de poder estatal (do governo). A produção não era orientada para o mercado, mas para a sustentação do reino – economia natural. O proprietário de tudo era o faraó, as comunidades ficavam com a posse e o direito de usufruir.
Pirâmide Social do EGITO: como era a organização social.


Vamos marcar a resposta mais adequada:
1.     As pirâmides são:
a)    Apenas monumentos
b)    Usadas como túmulos do faraó de sua família
c)     Residência do faraó
d)    Residência do faraó e sua família

2.     A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, agricultura, a pecuária e o comércio se desenvolveram com grande riqueza. Porém, isso foi possível graças a um sistema rígido e autoritário do:
a)    Exército
b)    Faraó
c)     Sacerdote
d)    Rio Nilo

3.     Parte das riquezas do Egito está ligada as enchentes do Rio Nilo, que propiciavam a fertilização das terras. Todas essas terras que margeavam o rio eram:
a)    De propriedade do Estado
b)    Cultivada pelos sacerdotes
c)     Grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia
d)    Formadas de pequenas propriedades pertencentes aos que cultivavam

4.     Podemos dizer que o Egito é uma civilização fluvial? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Vamos completar a pirâmide social do Egito: faça a divisão e nomeie cada degrau da pirâmide. Desenhe a pirâmide.


1.     Procure no dicionário o significado das palavras: nômade e sedentário.
Nômade: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sedentário: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Escreva uma frase para cada uma das palavras, mas relacionadas ao que estudamos sobre os egípcios.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


MATEMÁTICA: Sistema de Numeração Decimal

Os números do sistema de NUMERAÇÃO DECIMAL são formados da seguinte forma:
·       Os algarismos ou símbolos de 1 a 9 servem para representar quantidades, para uma quantidade que não existe, usa-se o 0 (zero) para representá-la;
·       Com apenas 10 símbolos é possível representar todos os números possíveis, devido ao posicionamento e a ordem dos algarismos ser relevante, ou seja, a posição e ordem do algarismo modifica o valor do número;
·       No sistema de numeração decimal os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades.
Exemplo:
10 unidades = 1 dezena;
10 dezenas = 1 centena;
10 centenas = 1 unidade de milhar;
10 unidades de milhar = 10 dezenas de milhar;
10 unidades de milhões = 10 dezenas de milhões;
E assim por diante.
Veja agora esses exemplos:


Muito importante você observar que o número, dependendo do lugar onde está, vale uma determinada quantidade.
Vamos rever:
324 = o número 3 vale 300 / o número 2 vale 20 / e o número 4 vale 4
Por isso lemos o número dessa forma: TREZENTOS E VINTE E QUATRO
Ordem e classe do sistema decimal
Cada um dos algarismos representa uma ordem, e sempre devemos começar analisando-os da esquerda para direita. Veja a tabela:




A classe de um número é determinada separando-o de três em três algarismos:
  • Classe das unidades simples: da 1ª ordem até a 3ª ordem
  • Classe dos milhares: da 4ª ordem até a 6ª ordem
  • Classe do milhão: da 7ª ordem até a 9ª ordem
  • Classe das centenas de milhões: da 10ª ordem até a 12ª ordem
Vejamos agora com os números, você verá que fácil!!!


CLASSE DOS BILHÕES
CLASSE DOS MILHÕES
CLASSE DOS MILHARES
CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
12ª
ORDEM
11ª
ORDEM
10ª
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
ORDEM
CENTENA DE BILHÃO
DEZENA DE MILHÃO
UNIDADE DE BILHÃO
CENTENA DE MILHÃO
DEZENA DE MILHÃO
UNIDADE DE MILHÃO
CENTENA DE MILHAR
DEZENA DE MILHAR
UNIDADE DE MILHAR

CENTENA

DEZENA

UNIDADE
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
5
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
1
2
*
*
*
*
*
*
*
*
*
3
5
4
*
*
*
*
*
*
*
*
1
8
7
9
*
*
*
*
*
*
*
2
1
5
4
6
*
*
*
*
*
*
1
2
5
7
9
0
*
*
*
*
*
2
3
4
5
7
6
8
*
*
*
*
1
2
3
5
4
7
8
9
*
*
*
2
3
1
5
6
7
7
8
9
*
*
4
5
6
7
8
9
3
6
5
4
*
2
1
2
3
4
4
5
6
6
5
4
1
2
3
5
4
3
9
8
0
6
5
4


Olhe bem os números abaixo, como foram distribuídos na tabela:


a)    5
b)    12
c)    354
d)    1 879
e)    21 546
f)      125 790
g)    2 345 768
h)    12 354 789
i)      231 567 789
j)      4 567 893 654
k)    21 234 456 654
l)      123 543 980 654


E por essa razão que ao lermos os números fazemos as referências aos lugares que os mesmos estão e seus respectivos valores:
a)    5 = cinco
b)    12 = doze
c)    354 = trezentos e cinquenta e quatro
d)    1 879 = mil oitocentos e setenta e novembro

Agora é com você, escreva como se lê os números abaixo, alguns números resolvemos para você:
e)    21 546 = _______________________________________________________
______________________________________________________________
f)      125 790 = ______________________________________________________
______________________________________________________________
g)    2 345 768 = ____________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
h)    12 354 789 = doze milhões trezentos e cinquenta e quatro mil setecentos e sessenta e oito
i)      231 567 789 = __________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________

j)      4 567 893 654 = quatro bilhões quinhentos e sessenta e sete milhões oitocentos e noventa e três mil seiscentos e cinquenta e quatro
k)    21 234 456 654 = ________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
l)      123 543 980 654 = cento e vinte e três bilhões quinhentos e quarenta e três milhões novecentos e oitenta mil seiscentos e cinquenta e quatro

Vamos rever o que foi falado aqui em um vídeo? Vai ficar muito mais fácil e claro.



Vamos exercitar um pouco mais o que aprendemos:
1.   Um ciclista percorreu 5781 km em um ano, este número é formado por (vamos decompor o número)::
RESPOSTA: 5 – unidade de milhar, 7 centenas, 8 dezenas e 1 unidade
2.   Como podemos decompor o número 93 121:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.  Escreva em números: “dez mil, duzentos e cinquenta e três”
_____________________________________________________________________
4.  Considere o número 582, qual a o valor posicional do número 5? ________________
5.  Seja um número qualquer, o número 5 ocupa o valor posicional das centenas, e o número 4 ocupa o valor posicional das unidades. Se colocarmos entre esses dois números o número 3, qual o valor posicional do número 3? ____________
6.  Componha os números:
a)    100 + 30 + 7= ________________
b)    500 + 10 = 5 = ________________
c)    300 + 4 = ____________________
d)    900 + 50 = ___________________
e)    100 + 60 + 1 = ________________
f)      200 + 50 + 8 = ________________
g)    400 + 10 + 6 = ________________
h)    1 000 + 90 + 1 = ______________
i)      2 000 + 100 + 50 + 3 = _________

7.     Escreva os números que você compôs acima em:
A)   Ordem CRESCENTE: ____________________________________________________________________________________________________________________________________
B)   Ordem DECRESCENTE:
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8.     Decomponha os números:
a)    1 234 = 1 000 + 200 + 30 + 4
b)    23 087 = ___________________________________________________________
__________________________________________________________________
c)    1 234 897 = _________________________________________________________
__________________________________________________________________
d)    237 = _____________________________________________________________