segunda-feira, 11 de maio de 2020

CÉLULAS E TECIDOS - A FORMAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Tipos de Células:

O corpo humano é constituído de diferentes tipos de células, que se diferenciam em sua formas e funções específicas. O agrupammento de células formam tecidos.
Células do corpo humano:


As Células do Cérebro:


O cérebro é formado por diversos tipos de células, por milhões de células:
Os NEURÔNIOS necessitam de muito oxigênio para funcionarem, portanto são as primeiras células do corpo à morrerem.
          NEURÔNIOS são células pequenas que desempenham as funções relacionadas com o sistema nervoso. Acredita-se que temos cerca de 80 milhões quando nascemos. Depois dos 80 anos, teremos perdido 30 % de nossos neurônios. Mas ao longo da vida perdemos e regeneramos os neurônios, constantemente. Os cientistas sabem que as zonas ativas do cérebro usam mais energia – e necessitam de mais oxigênio e glicose – logo recebem mais sangue.

 Quanto mais se exercita o cérebro, mais se ativam os neurônios. Uma célula cerebral inativa, recebe menos sangue e acaba morrendo.
          Estrutura de um neurônio:

1.     Núcleo
2.     Dendritos
3.     Corpo Celular
4.     Célula de Schwam
5.     Mielina
6.     Terminal Aixônico
7.     Nóculo de Ranvier
8.     Axônio      



Base do sistema nervoso, o neurônio é a célula característica do sistema nervoso com a capacidade de estabelecer conexões entre si ao receber estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo. São os responsáveis por transmitir os impulsos nervosos ao cérebro. Há os neurônios sensoriais – que levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso (estímulos mecânicos e químicos), os motores – conduzem a resposta ao estímulo recebido aos órgãos ou tecidos estimulados -  e os Inter neurônios – que transmitem o sinal dos neurônios ao sistema nervosos central. A comunicação ocorre na fenda sináptica – espaço entre os neurônios. Cada neurônio possui diversos tipos de substâncias químicas que provocam diversas reações dependendo do estímulo recebido.

 VAMOS AGORA VER UM POUCO MAIS SOBRE O SISTEMA NERVOSO


Já que vimos que as células são responsáveis pela formação de tecidos e esses tecidos formam órgãos e sistemas, vamos explorar um pouco sobre o SISTEMA NERVOSO, um dos sistemas que nos mantém vivos.
O ser humano e os demais animais vivem em movimento, e para que esses movimentos aconteçam é preciso que certos comandos sejam acionados. É esse comando que mantém o funcionamento de todos os sistemas que nos mantém vivos. É rápido e muitas vezes, na sua maioria, nossa consciência não percebe o que está acontecendo e como acontece.
O Sistema Nervosos é formado pelo conjunto de órgãos que têm capacidade de receber as mensagens, entende-las e enviar para aquele determinado local ou região uma resposta adequada, de acordo com a situação em que o organismo se encontra. O Sistema Nervoso Central é o responsável por comandar as respostas aos mais variados estímulos. E as respostas podem ser enviadas através de movimentos e de sensações agradáveis ou desagradáveis.
Vamos dar uma olhada em um outro material – slides – eles vão te ajudar a compreender melhor tudo isso que falamos até aqui.











VÍDEOS SOBRE A TEMÁTICA:










Nenhum comentário:

Postar um comentário