domingo, 22 de março de 2020

LINGUAGEM - PORTUGUÊS - ATIVIDADE 1


LINGUAGEM – Português
Variações linguísticas em diferentes situações de comunicação.

Vamos assistir esses dois vídeos:

1 1. Trailer do Auto da Compadecida:  http://globofilmes.globo.com/filme/oautodacompadecida/

2 2. Filme: Na Roça é Diferente - https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc

           O que podemos conversar sobre o que vimos?
           Como é a fala dos personagens?
           Há algo em comum entre eles?
           Você sabia que no Brasil há diferentes falares?
           Pense em como você fala – no Rio Grande do Sul.
           Pense em 5 palavras que você considera típica do morador do Rio Grande do Sul    (exemplo: Barbaridade, Tchê)
       
Agora veja essa letra de música – de Luiz Gonzaga – você poderá ouvir a música e cantar junto com ele, é só clicar no vídeo ao lado direito da música.
1. Separe as palavras – do texto - que você considera muito próprias de uso das pessoas que moram no Nordeste brasileiro.
2. Agora que palavras nós usamos aqui no sul – mesmo significado.
3. Procure no dicionário o significado dessas palavras – o significado que tem sentido para a música.
4. Vamos buscar agora um pouco mais sobre o personagem da música: Quem você acha que ele é? Homem, mulher, jovem, meia idade, velho, tem família, é sozinho, é morador da zona rural ou urbana, o que você acha que ele está sentindo, é uma pessoa ligada a religião ou não?

O que é ser um POLIGLOTA?

No dicionário vemos a palavra POLIGLOTA ser definida assim:

1. Adjetivo e substantivo de dois gêneros
Que ou aquele que sabe ou fala muitas línguas.
2. Adjetivo de dois gêneros
Que está escrito em muitas línguas: poliglótico.


Como brasileiros, devemos ser poliglotas em nossa própria língua.
·      O que quer dizer essa frase quando pensamos em Brasil?

Vamos ver os vídeos abaixo:
1.     Norma culta e variedade linguística - https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Podemos, cada um de nós, vezes ou outra, acabar falando certas palavras que não seriam adequadas, ou que não vão soar bem aos que nos ouvem. O que devemos fazer é buscar utilizar o que vamos aprendendo ao longo das aulas e melhorar a nossa fala.
Eu, professora Adriana, vou te ouvir e respeitar sempre o que você fala, mas quero te ajudar a usar outras palavras ou mesmo ajudar a reorganizar melhor a tua forma de expressão oral para que sejas entendido sempre.

2.     Variações linguísticas regionais - https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Por essa razão que em São Paulo, Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em outras partes desse enorme Brasil, vamos ver que a fala é muito variada.
Até mesmo dentro do próprio estado onde moramos vamos ver variedades na fala.
Vamos olhar agora outras duas músicas:

Vou colocar aqui um link para você poder saber um pouco mais sobre as músicas e para que possa ouvi-las também:





Tarefa:
1.     Pegue os trechos das músicas acima e REESCREVA-OS trocando as palavras que você considera que poderiam estar mais adequadamente escritas. Vamos ver como ficaria o texto.

Exemplo :  Eu di um beijo nela                             Eu dei um beijo nela
                  E chamei pra passear                        E chamei-a para passear


*   Importante lembrar vocês que existe a liberdade poética para a escrita de músicas, poemas, contos... Você sabe o que significa LIBERDADE POÉTICA?

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