Como estamos passando por um período muito duro, difícil e de confinamento e que muitas vezes nos faz mesmo dentro de casa estar afastada dos nossos familiares, pensei em escrever mais e ir organizando o que eu puder para auxiliar nossas aulas e atividades. Esse espaço também pode estar no ajudando a "manter a cabeça no lugar" e ocupados com algo bem saudável.
Confesso que ando ansiosa, inquieta e insegura.
Mas quero pensar como muitos... isso vai passar e logo poderemos retornar ao convívio. Mas esse convívio precisa mudar. O mundo está nos indicando isso. Precisamos descobrir novas formas de viver e conviver.
Bem... mas vamos com calma então.
Vou postar as atividades que elaborei e vamos aos poucos conversando.
ATIVIDADE 1:
Números
Naturais:
Pessoal, vimos algumas coisas
sobre os números naturais. Pois bem, tenho que dizer a vocês que existe uma
letra que marca especificamente o CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS: IN.
Os números naturais são utilizados em
uma contagem, para estabelecer uma ordem, um código ou fazer uma medida. A
sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações
é: 0, 1, 2, 3, 4, 5,
6, 7, 8, 9, 10, 11...
IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...}
Observe que o conjunto dos números
naturais começa com o número
zero, mas não tem um
número final, por isso dizemos que os naturais são infinitos! A partir desse
conjunto, podemos estabelecer diversos outros conjuntos infinitos, vejamos alguns:
Conjunto dos números naturais sem o
zero:
*
= {1, 2, 3, 4, 5, 6...}

– Veja que usamos o asterisco * para indicar que não há o zero no conjunto.
Conjunto dos números naturais pares =
{0, 2, 4, 6, 8, 10...}
Conjunto dos números naturais ímpares =
{1, 3, 5, 7, 9, 11...}
Ao estabelecer uma relação entre dois ou
mais números, acabamos ordenando-os. Os números que compõem o conjunto dos
números naturais estão ordenados, e alguns termos podem ser utilizados para
descrever essa ordem:
Antecessor:
Dizemos que o antecessor de um número é
aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número 3 é antecessor
de 4; 2 é antecessor
de 3; 1 é antecessor
de 2; 0 é antecessor
de 1 e
o 0 não
possui um antecessor natural.
Sucessor:
Se o antecessor é o que vem antes, o
sucessor de um número é aquele que vem imediatamente depois. Temos que 1 é sucessor
de 0; 2 é sucessor
de 1; 3 é sucessor
de 2; 4 é sucessor
de 3 e
assim por diante.
Consecutivos:
Dizemos que determinados números são
consecutivos se não faltar nenhum número entre eles. Por exemplo: 1, 2 e 3 são
consecutivos, 4 e 5 são consecutivos
e 11, 12, 13, 14, 15,
16 e 17 são
consecutivos.
Vi que vocês encontram muitas
vezes algumas dificuldades em realizar a leitura de números maiores. Então
vamos treinar um pouquinho a nossa leitura e a nossa escrita.
Números
|
Escrita e Leitura
|
Números
|
Escrita e Leitura
|
0
|
Zero
|
100
|
Cem
|
1
|
Um
|
104
|
Cento e quatro
|
2
|
Dois
|
111
|
Cento e onze
|
3
|
Três
|
153
|
Cento e cinquenta e três
|
4
|
Quatro
|
200
|
Duzentos
|
5
|
Cinco
|
300
|
Trezentos
|
6
|
Seis
|
500
|
Quinhentos
|
7
|
Sete
|
1000
|
Mil
|
8
|
Oito
|
1008
|
Mil e oito
|
9
|
Nove
|
1235
|
Mil duzentos e trinta e cinco
|
10
|
Dez
|
1500
|
Mil e quinhentos
|
15
|
Quinze
|
1700
|
Mil e setecentos
|
20
|
Vinte
|
2000
|
Dois mil
|
30
|
Trinta
|
3000
|
Três mil
|
35
|
Trinta e cinco
|
4000
|
Quatro mil
|
40
|
Quarenta
|
6000
|
Seis mil
|
45
|
Quarenta e cinco
|
10000
|
Dez mil
|
50
|
Cinquenta
|
10500
|
Dez mil e quinhentos
|
Exercícios:
1. Que números devemos
escrever no lugar das letras:
o 801
o 1575
Troque o X e o Y
pelos números adequados. Podemos conferir se estão certos observando os
resultados apresentados.
o
a) x – 234 = 567
|
o
b) 1 750 – y = 175
|
2. Calcule mentalmente:
a) 144 + 26 =
b) 442 + 89 =
c) 235 + 140 + 2 =
d) 856 + 257 =
b) 442 + 89 =
c) 235 + 140 + 2 =
d) 856 + 257 =
3. Calcule as
diferenças:
o a) 72 224 – 6 458
=
b) 701 – 638 =
c) 131 003 – 88 043 =
d) 1 138 – 909 =
b) 701 – 638 =
c) 131 003 – 88 043 =
d) 1 138 – 909 =
4. Que números devemos
escrever no lugar dos ///////?
o a) /////// + 2 194 =
4 000 =
b) 614 = /////// = 901 =
b) 614 = /////// = 901 =
5. Calcule mentalmente:
o a) 100 – 77 =
b) 95 – 49 =
c) 143 – 128 =
d) 206 – 162 =
b) 95 – 49 =
c) 143 – 128 =
d) 206 – 162 =
Deixei no whatsApp de vocês a correção do 1º Exercício.
ResponderExcluir