sexta-feira, 20 de março de 2020

UM ESPAÇO NOVO DE APRENDER E TROCAR - NÚMEROS NATURAIS

Oi pessoal,
Como estamos passando por um período muito duro, difícil e de confinamento e que muitas vezes nos faz mesmo dentro de casa estar afastada dos nossos familiares, pensei em escrever mais e ir organizando o que eu puder para auxiliar nossas aulas e atividades. Esse espaço também pode estar no ajudando a "manter a cabeça no lugar" e ocupados com algo bem saudável.
Confesso que ando ansiosa, inquieta e insegura.
Mas quero pensar como muitos... isso vai passar e logo poderemos retornar ao convívio. Mas esse convívio precisa mudar. O mundo está nos indicando isso. Precisamos descobrir novas formas de viver e conviver.
Bem... mas vamos com calma então.
Vou postar as atividades que elaborei e vamos aos poucos conversando.

ATIVIDADE 1:


Números Naturais:

Pessoal, vimos algumas coisas sobre os números naturais. Pois bem, tenho que dizer a vocês que existe uma letra que marca especificamente o CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS: IN.

Os números naturais são utilizados em uma contagem, para estabelecer uma ordem, um código ou fazer uma medida. A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11...

IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...}

Observe que o conjunto dos números naturais começa com o número zero, mas não tem um número final, por isso dizemos que os naturais são infinitos! A partir desse conjunto, podemos estabelecer diversos outros conjuntos infinitos, vejamos alguns:

Conjunto dos números naturais sem o zero: https://escolakids.uol.com.br/upload/image/naturais.jpg* = {1, 2, 3, 4, 5, 6...}

Veja que usamos o asterisco * para indicar que não há o zero no conjunto.

Conjunto dos números naturais pares = {0, 2, 4, 6, 8, 10...}

Conjunto dos números naturais ímpares = {1, 3, 5, 7, 9, 11...}

Ao estabelecer uma relação entre dois ou mais números, acabamos ordenando-os. Os números que compõem o conjunto dos números naturais estão ordenados, e alguns termos podem ser utilizados para descrever essa ordem:

Antecessor:
Dizemos que o antecessor de um número é aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número é antecessor de 4é antecessor de 31 é antecessor de 2é antecessor de 1 e o 0 não possui um antecessor natural.

Sucessor:
Se o antecessor é o que vem antes, o sucessor de um número é aquele que vem imediatamente depois. Temos que 1 é sucessor de 02 é sucessor de 13 é sucessor de 24 é sucessor de e assim por diante.

Consecutivos:
Dizemos que determinados números são consecutivos se não faltar nenhum número entre eles. Por exemplo: 1, 2 e 3 são consecutivos, são consecutivos e 11, 12, 13, 14, 15, 16 17 são consecutivos.

Vi que vocês encontram muitas vezes algumas dificuldades em realizar a leitura de números maiores. Então vamos treinar um pouquinho a nossa leitura e a nossa escrita.

Números
Escrita e Leitura
Números
Escrita e Leitura
0
Zero
100
Cem
1
Um
104
Cento e quatro
2
Dois
111
Cento e onze
3
Três
153
Cento e cinquenta e três
4
Quatro
200
Duzentos
5
Cinco
300
Trezentos
6
Seis
500
Quinhentos
7
Sete
1000
Mil
8
Oito
1008
Mil e oito
9
Nove
1235
Mil duzentos e trinta e cinco
10
Dez
1500
Mil e quinhentos
15
Quinze
1700
Mil e setecentos
20
Vinte
2000
Dois mil
30
Trinta
3000
Três mil
35
Trinta e cinco
4000
Quatro mil
40
Quarenta
6000
Seis mil
45
Quarenta e cinco
10000
Dez mil
50
Cinquenta
10500
Dez mil e quinhentos

Exercícios:

1.     Que números devemos escrever no lugar das letras:
o   801
o   1575
Troque o X e o Y pelos números adequados. Podemos conferir se estão certos observando os resultados apresentados.
o    
a) x – 234 = 567
o    
b) 1 750 – y = 175

2.     Calcule mentalmente:
a) 144 + 26 = 
b) 442 + 89 = 

c) 235 + 140 + 2 = 

d) 856 + 257 = 

3.     Calcule as diferenças:
o   a) 72 224 – 6 458 = 
b) 701 – 638 = 

c) 131 003 – 88 043 = 

d) 1 138 – 909 = 

4.     Que números devemos escrever no lugar dos ///////?
o   a) /////// + 2 194 = 4 000 = 
b) 614 = /////// = 901 = 

5.     Calcule mentalmente:
o   a) 100 – 77 = 
b) 95 – 49 = 

c) 143 – 128 = 

d) 206 – 162 = 


Um comentário: